sexta-feira, 25 de abril de 2014

Hotaru no Haka: procurando a alegria em pequenos momentos


Título: Hotaru no Haka ("O Túmulo dos Vagalumes")
Gênero: Drama, Guerra, Tragédia, Clássico
Episódios: 1 (Filme)
Sinopse:
Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, a vitória dos Aliados é iminente, mas o Japão continua lutando, com esperanças de que o "Grande Império Japonês" nunca perderia. Bombardeios em cidades civis se tornaram parte da rotina, uma vez que o inimigo precisa cortar os suprimentos do exército japonês. Pessoas perdendo suas casa, quando não suas vidas, passou a ser cada vez mais frequente...

Trailer


Aviões americanos.
Casas destruídas...
O filme conta a história de Seita e sua irmã Setsuko no meio desse caos que vem se torando o país. Após um bombardeio, eles perdem a casa e se separam da mãe, que acaba morrendo, e têm de ir morar com uma tia, pois o pai está lutando junto à marinha.

Seita dando uma bala a Setsuko.
Aos poucos, os irmãos vão conhecendo a nova realidade de fome, miséria, ingratidão, insensibilidade... A comida é escassa, Seita tem de vender os pertences da querida mãe para ter o que comer... A tia deles os menospreza e trata como se estivessem morando de favor... O pior lado do mundo adulto se mostra prematuramente aos garotos, sem contar as doenças decorrentes dessa pobreza.

Os garotos perdem sua mãe muito cedo...

E têm de morar com a tia.
Mesmo assim, Seita tenta ao máximo mostrar a sua irmã que a vida pode ser bela. Ela a leva para brincar na praia, para ver os vagalumes... São cenas que mostram que mesmo no pior dos tempos, existe um pouco de gentileza e bondade na humanidade.

Brincando na praia.

Seita mostra os vagalumes a sua irmã.


Infelizmente, muita coisa triste ainda ocorre aos irmãos, mas não contarei os spoilers para não estragar a experiência de ver o filme.

Nota: 9,5 (ótimo)

Por que assistir?

Produzido pelo Studio Ghibli, o filme dispensa comentários sobre sua qualidade. A animação é muito bem feita, e, por ser antigo (1988), não há aquela quantidade exagerada de efeitos 3D que vemos hoje em dia. Mesmo sendo antigo, a beleza dos cenários não perde em nada para os animes mais recentes. Trilha sonora, personagens, tudo é muito bem feito e harmoniza muito bem.
A história, como esperado de um filme passado na Segunda Guerra, é muito triste. Não há como não se apegar aos personagens, e acompanhar duas crianças passando por tantas dificuldades, sendo menosprezadas por adultos na justificativa de serem "tempos difíceis", é simplesmente agoniante, de se "escorrer suor masculino pelos olhos". Mas você fica esperançoso de que dê tudo certo para eles.

É um filme indispensável para qualquer simpatizante da cultura japonesa e interessados pela Segunda Guerra Mundial  (é considerado um dos melhores filmes retratando este tema).

Obs.: há também a versão em Live-Action (atores reais).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...