sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Valvrave the Liberator: você abandonaria sua humanidade para revelar a verdade do mundo?



Título: Valvrave the Liberator; Kakumeiki Valvrave.
Gênero: Mecha, Ação, Guerra, Seinen
Episódios: 24
Sinopse:
No ano 71 da "Era da Verdade" (Shinreki), a maior parte da humanidade vive em colônias espaciais. Muitos vivem em "módulos" construídos em torno de um sol artificial. A situação política é tensa, com três grandes facções dominando a vida dos homens: ARUS, umas nação principalmente comercial, a Dorssia, uma nação militar, e a neutra JIOR. Quando a Dorssia ataca o módulo 77, Tokishima Haruto e seus amigos se veem com problemas. Ao ver sua amiga e interesse amoroso ser atingida em uma explosão, Haruto deixa de hesitar e entra num robô humanoide que estava sendo transportado pela JIOR para fora do módulo: o Valvrave. Porém, não consegue pilotá-lo, deparando-se com uma mensagem no painel de controle: "Você deseja abandonar sua humanidade?"

Trailer


Haruto decide aceitar "abandonar sua humanidade" e, assim, o Valvrave se move e ele consegue expulsar toda a frota da Dorssia invasora. Entretanto, ao descer da máquina, Haruto encontra um militar inimigo, L-Elf, que o mata a tiros. Porém para a surpresa de L-Elf, o garoto não está morto, e se tornou um espécie de vampiro, que o morde e toma controle do corpo de L-Elf. Aproveitando-se disso, Haruto usa o corpo de seu inimigo para atirar contra os outros militares de Dorssia, ganhando tempo para fugir e tornando L-Elf um traidor.

Haruto amaldiçoado pelo Valvrave ataca L-Elf.


Agora Tokishima Haruto, com sua maldição, e L-Elf, o estrategista perfeito da Dorssia acusado de traidor, têm de garantir que o módulo 77 sobreviva aos constantes ataques de exército dorssiano.
A história de Kakumeiki Valvrave segue em uma linha parecida com a da franquia Gundam. Porém, parece ter muito mais liberdades para ideias mais ousadas, como a maldição de Haruto que o faz atacar as pessoas e transferir sua consciência, e a violência constante que não nos deixa esquecer que o clima é de guerra.

Haruto (esquerda) e L-Elf. Apesar de parceiros, quase nunca se entendem.
Pra variar, existem alguns episódios de puro "fanservice", mais na primeira temporada. Mas isso acaba sendo compensado na segunda temporada (episódio 13 em diante), em que muita coisa acontece e há muito mais ação (e mortes!!). E algumas coisas são meio forçadas, apenas para justificar algo que os pilotos farão posteriormente, por exemplo um episódio é centrado em uma música que os alunos cantam todos em conjunto, apenas para tornar Rukino Saki famosa... 
Os personagens são quase todos adolescentes. Enquanto alguns carregam o fardo de todos para si de forma heroica, eles continuam sendo adolescentes, e é interessante como isso ajuda e interfere no momento que eles estão vivendo, de guerra.
Rukino Saki, uma das pilotos dos Valvrave. Representa bem o ponto de vista adolescente do anime.

A qualidade visual não decepciona, digno do estúdio Sunrise, o mesmo de Gundam, misturando computação gráfica com animação 2D sem ficar esquisito. Os Valvraves têm um design muito legal e tem uma movimentação muito fluida e variada, porém parecem muito "Power Rangers" por ser cada um de uma cor.
O principal problema deste anime acaba sendo que alguns acontecimentos simplesmente ficam "no ar", ou acontecem muito rápido.
Valvrave 01, de Tokishima Haruto.

L-Elf revelando umas das verdades do mundo.
Acredite em mim, você vai chorar com esta cena. xD

Nota: 8,0

Por que assistir?

Valvrave the Liberator é um anime com ótimos e ruins momentos. Algumas coisas acontecem parecendo ter pouco ou nenhum sentido, e certos fatos não parecem ter um peso o suficiente para justificar a grande ênfase que recebem durante o anime. Mas para compensar isso, há cenas excelentes, simplesmente demais... Muitas revelações sobre o mundo acontecem, assim como muitos momentos heroicos que são lindos, e fatos que começam a colocar em xeque a fé dos militares em seus comandantes... Isso tudo faz valer o anime. É interessante, também, ver como Haruto e L-Elf agem de formas quase totalmente diferentes para tentar mudar o mundo.
Enfim, Valvrave the Liberator é um anime com seus pontos fortes e fracos, que vale a pena ser visto por fãs e não-fãs de Mecha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Esperamos que ele nos ajude a crescer e a melhorar nosso conteúdo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...